quinta-feira, 19 de junho de 2008

A jornada do escritor

O livro de Christopher Vogler, A jornada do escritor,é um guia indispensável para roteiristas que pretendem alcançar o sucesso com seu trabalho, principalmente em Hollywood. O livro é dividido em três grandes partes, a primeira parte fala das personagens que são preciosos em cada história,a segunda coloca a situação primária para uma ótima fluência na narrativa até o fim ,e a terceira é um resumo sobre todas as viagens e usam a Jornada do escritor para rever os conceitos de filme.
O livro também instrui quanto à construção de personagens, como os heróis, mas essa construção não é submetida a um padrão rígido abrindo assim as portas para a criatividade do autor, que por sua vez usa alguns tópicos para o sucesso.
Vogler fez um memorando à partir do livro "Herói de mil faces" por Joe Campbell, este memorando continha apenas sete páginas, que foram encaminhadas aos estúdios da Disney, e tornou-se leitura obrigatória para os criadores em Hollywood. "Ouvi contar que executivos de outros estúdios estavam dando o folheto para autores, diretores e produtores, como guia de modelos universais e comerciais de histórias." relatou Vogler.
À partir da leitura de "A jornada do escritor" é possível analisar filmes como Pulp fiction, Guerra nas estrelas, Tempos de violência e até Titanic. O livro cita brevemente O mágico de Oz, analisando a beleza da amizade e uma certa ingenuidade por parte de Dorothy que acaba por matar a bruxa ao tentar salvar seu amigo espantalho que estava em chamas.
Vogler aproveita para relacionar as histórias à antigos mitos, psicologia, narrativa misturados a própria vida. Apesar de ser repetitivo, e de apresentar alguns elementos difíceis de se incorporar, o livro é brilhante e uma boa ferramenta de estudo e análise.

"Todo bom desempenho começa com objetivos claros."
Ken Blanchard

Map of the problematique - Muse

6 comentários:

Daniel Seixas disse...

Ah!!! Entendi!!!
Por isso que há tantos personagens parecidos em Hollywood. hehehe

Daniel Seixas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Seixas disse...

Também não curto muito. Gosto de duas músicas dele.
Eu sou um tipo de pessoa que não gosta muito de estilos musicais, de cantores ou de bandas. Ou gosto mais de certas músicas.
São pouquíssimas bandas ou cantores que eu gosto como um todo.

Vide meu tópico "E a música latina?".

Comentador Fiel disse...

Como escrever um bestseller.

Bruna Pereira disse...

Agora sim! Eu poderei fazer meu grande filme: Bob Paraguaçu!
Se acha que vai ser sucesso de bilheteria? =D

John, O Lobo disse...

Adoro manuais que simplificam as coisas ao extremo!

*Hey, vc gosta de Muse? Sabia que eles vão tocar aqui em Brasília?